Micção noturna frequente poderá ser sinal de hipertensãoNotícias de Saúde

Quinta, 04 de Abril de 2019 | 18 Visualizações

Fonte de imagem: Harvard Health

As idas frequentes à casa de banho durante a noite para urinar poderão ser um sinal de hipertensão, anunciou um estudo.
 
“O nosso estudo indica que se necessitarmos urinar durante a noite – denominado noctúria – poderemos ter tensão arterial alta e/ou excesso de fluídos no corpo”, confirmou o autor do estudo, Satoshi Konno, da Divisão de Hipertensão do Hospital de Tohoku Rosai, Japão.
 
Estudos anteriores conduzidos também no Japão tinham relatado que o consumo elevado de sal estava associado à noctúria. 
 
Para o estudo, a equipa de Satoshi Konno investigou a associação entre a noctúria e a hipertensão na população geral japonesa. Os investigadores recrutaram 3.749 indivíduos residentes no país que tinham sido submetidos a um “check-up” anual de saúde.
 
Os participantes tiveram a tensão arterial medida e responderam a questionários para avaliar informação sobre noctúria. 69,5% dos 1.882 participantes que responderam ao questionário relatavam ter noctúria.
 
Foi considerada como sendo hipertensão uma tensão arterial de 140/90 mmHg ou superior, assim como o uso de fármacos anti-hipertensivos. 
 
A equipa descobriu que um ou mais eventos de noctúria por noite estavam significativamente associados a hipertensão, nomeadamente a uma propensão 40% superior. Este número teve em conta vários fatores que poderiam alterar os resultados.
 
Mais, “quantas mais idas à casa de banho, maior o risco de hipertensão”, acrescentou Satoshi Konno. O investigador anotou que estes resultados não provam uma relação causal entre a noctúria e a hipertensão e poderão não se aplicar às populações fora do Japão, devido a fatores influenciadores como o consumo de sal, estilo de vida e etnicidade.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo apresentado no Congresso JCS 2019

Notícias Relacionadas