Melhore o seu sonoNotícias de Saúde

Sábado, 24 de Outubro de 2015 | 45 Visualizações

Fonte de imagem: novosti

Descubra o tipo de atividades que ajudam a ter um sono mais calmo e profundo.

O sono está diretamente relacionado com a saúde e, consequentemente, com a qualidade de vida.

A qualidade do sono é influenciada por fatores como: o uso de medicamentos; ingestão alcoólica; alterações psicológicas e sociais; ambiente; a prática regular de atividade física; entre outros.

Os problemas relacionados com o distúrbio do sono têm vindo a crescer assustadoramente. Segundo Mello (2008), cerca de 20 a 40% da população mundial tem problemas relacionados ao sono, diminuindo a qualidade de vida.

Para o American Sleep Disorders Association (1991), o exercício leve a moderado pode ser considerado uma intervenção não-farmacológica para a melhoria do sono.
Um estudo publicado pela Sleep Medicine (2011), conclui que o exercício físico aeróbio contribuiu para melhorar a qualidade de sono em adultos com insónia (+1,25 hora/dia).

Quanto ao tipo de treino efetuado, um outro estudo publicado pela Internacional SportMed Journal (2011), concluiu que uma sessão matinal de exercício físico de treino aeróbio ou de resistência contribuem igualmente para a qualidade de sono em adultos, principalmente na noite seguinte à sessão.

Segundo Mello et al. (2008) e Souza e Nunes (2010), existem duas teorias que explicam os benefícios da prática do exercício físico na melhoria da qualidade do sono:

Teoria termorreguladora: o exercício físico, ao aumentar a temperatura do corpo, facilita o adormecimento já que estimula o hipotálamo a promover a dissipação de calor e a induzir o sono.
Teoria restauradora: a prática de exercício reduz a energia do sujeito, tendo o indivíduo necessidade de dormir para repor as suas energias que foram gastas.

É ainda importante ressalvar que a prática de exercício físico seja realizada de forma orientada através de programas estruturados e acompanhada por profissionais especializados para que o objetivo com que a mesma é prescrita seja alcançado.
Desta forma, fazer exercício físico surge novamente como um hábito saudável a ter em conta.

Recomendamos atividades aeróbicas tais como: corrida moderada, natação, spinning e activate. A isto junte também um momento de relaxamento nas nossas piscinas, saunas e banho turco.

Partilhar esta notícia
Referência
João Brajal Master Trainer Holmes Place Dolce Vita Tejo / SapoLifeStyle

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados