Cientistas revelam que se a doença for detetada num estádio inicial o exercício pode combate-la.
O exercício poderá ser o melhor remédio para muitos homens com cancro da próstata. Especialistas revelam que se a doença for detetada num estádio inicial os médicos poderão até receitar sessões de ginásio, por exemplo.
Caminhar, andar de bicicleta, nadar e outro tipo de atividades físicas regulares têm o poder de conter a doença, sugerem os cientistas.
Agora o primeiro estudo mundial liderada pelo Dr. Liam Bourke e pela Sheffield Hallam University irá analisar se o exercício regular pode ser receitado como um substituto dos tratamentos convencionais – radioterapia, quimioterapia e outro tipo de tratamentos fortes - no caso de a doença ser diagnosticada cedo.
Como reporta o Daily Mail, os investigadores acreditam que o exercício regular pode ser receitado a mais de um terço dos novos doentes com cancro da próstata e pode até ser capaz substituir os tratamentos convencionais que trazem vários efeitos secundários de longo prazo para os pacientes – como impotência ou incontinência, por exemplo.