Médicos vão poder prescrever medicamentos através dos telemóveisNotícias de Saúde

Segunda, 22 de Janeiro de 2018 | 40 Visualizações

Fonte de imagem: CNBC

Este ano, os médicos vão passar a usar uma aplicação no telemóvel para prescrever medicamentos, sendo a receita enviada posteriormente por sms ao utente. Esta medida vem reforçar a desmaterialização das receitas médicas, que teve início em 2016.

«Cerca de 97% do receituário prescrito no sistema de Saúde, que inclui o Serviço Nacional de Saúde e a prescrição privada, já é realizado de forma desmaterializada», avançou ao “Dinheiro Vivo”, Henrique Martins, presidente dos SPMS, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

«Neste momento, mais de oito mil receitas por dia são exclusivamente dispensadas usando sms ou e-mail, sem qualquer recurso a papel, e mais de 60 mil pessoas já usaram a app My SNS Carteira para andarem com as suas receitas, podendo ‘linká-las’ ao calendário do smartphone», segundo as contas feitas por estes serviços do Ministério da Saúde. 

Além da prescrição mobile, há outra novidade: «a prescrição/dispensa cross-border, que permitirá aos cidadãos nacionais deslocarem-se a um país estrangeiro e poderem dispensar a sua prescrição como se estivessem em Portugal», revela o presidente dos SPMS. O mesmo também será possível no sentido contrário, ou seja, um cidadão estrangeiro poderá aviar nas nossas farmácias prescrições emitidas no seu país de origem, desde que o mesmo tenha aderido a este sistema

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas