Médicos conseguiram reverter sintomas de AVCNotícias de Saúde

Sexta, 03 de Junho de 2016 | 790 Visualizações

Fonte de imagem: boavidaonline

Grande avanço médico conseguiu que os pacientes recuperassem a capacidade de andar, falar e ter uma vida normal.

Graças a um procedimento com células-tronco que só requer anestesia local e uma noite passada no hospital, os médicos foram capazes de reverter sintomas de AVC.

E asseguram que o tratamento também poderá funcionar em pacientes que já tiveram um AVC há três anos. Abrindo uma possibilidade de tratamento para milhões de pessoas.

Neste primeiro teste com resultados incríveis, 18 pacientes que já haviam sofrido um AVC há três anos passaram pelo procedimento e demonstraram uma crescente melhoria nos 12 meses pós-operação em que foram seguidos.

Como reporta o Daily Mail, um dos pacientes que realizou o tratamento havia chegado em cadeira de rodas por não ser capaz de usar eficazmente as pernas para andar e desde aí já consegue correr. Outra mulher que mal se consegui levantar antes da operação já caminhou até ao altar e espera agora um bebé junto do marido.

Este tratamento foi levado a cabo por cientistas da Universidade de Stanford na Califórnia e funciona ou despoletar a rápida regeneração dos circuitos cerebrais danificados durante o AVC.

Apesar das boas notícias os especialistas sublinham que ainda estamos a vários anos de chegar a um tratamento disponível para todas as pessoas que sofrem um AVC, pois são necessários muitos mais testes para se provar a sua total eficácia.

Partilhar esta notícia
Referência
POR VÂNIA MARINHO

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados