Conta o Público que um grupo de hospitais sauditas vem a Portugal este mês, nos dias 24 e 25. O objetivo é contratar pelo menos 30 médicos portugueses. Medicina continua a ser garantia de emprego. Mas as melhores propostas estão cada vez maios a milhares de quilómetros de distância.
O próprio presidente executivo (CEO) do grupo saudita estará por Portugal para entrevistar os especialistas portugueses. Os salários oferecidos vão de 8 a 11 mil euros, mas as propostas incluem alojamento gratuito e 44 dias de férias e viagens pagas.
O recrutamento será intermediado pela FFFHealthCare, que colocou o anúncio no portal da Ordem dos Médicos e o grupo interessado – que inclui hospitais do ministério da Saúde da Arábia Saudita e do Almouwasat Medical Services Co – opera ainda no Kuwait, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, além da Arábia Saudita.
André Leite, da FFFHealthCare, revelou ao Público que esta “é a primeira vez que um CEO e o diretor de recursos humanos de um grupo com vários hospitais vem a Portugal contratar médicos. Dos 10 que seguiram para a Arábia Saudita, no ano passado, através da empresa de
André Leite, metade já voltou. André Leite adianta que a “média de experiência é de um a três anos”.