Medicamento para mulheres pode ser eficaz contra cancro da próstataNotícias de Saúde

Sexta, 30 de Outubro de 2015 | 35 Visualizações

Fonte de imagem: masquemayores

Um medicamento usado para detetar falhas genéticas hereditárias em mulheres com cancro dos ovários demonstrou ser eficaz em determinados pacientes com cancro da próstata.

Um estudo recente descobriu que um medicamento, usado para detetar falhas genéticas hereditárias e com resultados positivos no tratamento de cancro de ovário, pode trazer benefícios para homens com cancro da próstata que já não respondem a nenhum tratamento.

Para este estudo os investigadores do Instituto para Investigação do Cancro, em Londres, e do Royal Marsden NHS Foundation Trust realizaram testes em 49 homens com cancro.

Os resultados, publicados no New England Journal of Medicine, apontam que o medicamento utilizado, o Olaparib, conseguiu reduzir o crescimento do tumor em 88% nos pacientes cujo cancro apresenta defeitos na reparação do ADN.

Este fármaco explora as fraquezas da capacidade das células cancerígenas repararem os danos no seu ADN. Neste estudo, mostrou grande eficácia em 14 dos 16 homens que apresentavam essas mutações.

“Esta experiência é entusiasmante porque pode constituir uma nova forma de tratar o cancro da próstata, detetando defeitos genéticas nos cancros que se alastraram”, declara Áine McCarthy, do Instituto de Investigação para o Cancro, citada pela BBC.

No entanto, este é apenas um estudo preliminar, que exige que sejam realizadas mais experiências para que as suas descobertas possam ser confirmadas.

Estudo - Medicamento para mulheres pode ser eficaz contra cancro da próstata

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados