Manchas e mudanças de pigmentação da pele? Saiba porquêNotícias de Saúde

Sábado, 07 de Novembro de 2015 | 569 Visualizações

Fonte de imagem: nichellemitchem

Embora o rosto, o pescoço, as mãos e os pulsos sejam a pele ‘mais visível’, é importante estar atento a todo o corpo

Quando o tema é a pele, é hábito apenas pensar em rugas, flacidez ou até mesmo estrias. Mas existem duas outras condições relacionadas com a pele que devem ser vistas com a devida atenção: as manchas e as mudanças de pigmentação.

Sabe porque é que a pele muda de cor ou ganha manchas? Segundo o site Healthista, existem sete surpreendentes motivos.

1. Pílula – este método contracetivo é conhecido pelos benefícios que porta no combate à acne, mas a verdade é que pode interferir diretamente com a pele, podendo mesmo causar melasma, um problema cutâneo crónico que causa manchas castanhas e vermelhas no roto.

2. Gravidez – uma vez que a circulação sanguínea aumenta durante o período de gestação, é comum as mulheres ficarem com ‘cara de grávidas’ nessa altura, isto é, com determinadas manchas e alterações de cor.

3. Consumo excessivo de álcool – é sabido que as bebidas alcoólicas têm vários efeitos adversos e quando ingeridas em excesso conseguem ter um impacto bastante notório e imediato no aspeto da pele.

4. Exposição excessiva ao sol ou recurso a solário – como não poderia deixar de ser, a exposição desprotegida aos raios UVA deixa a pele à mercê de agressões externas, provocando vermelhões (conhecidos como escaldões) ou manchas e irritações à superfície. Sardas, lentigo e lesões verrucosas são outras das consequências.

5. Usar medicação – embora não seja comum, determinados medicamentos conseguem alterar o funcionamento do organismo e, com isso, ter implicâncias diretas com o aspeto da pele.

6. Exposição a ambientes tóxicos – partículas da fumaça, do fumo e da poluição do ar conseguem ter efeitos idênticos aos da exposição ao sol.

7. Má escolha dos alimentos – algumas frutas e vegetais contêm furanocoumarin, um componente que, quando ingerido antes da pessoa se expor ao sol, conseguem ter um impacto direto na pele. Aipo, nabo, salsa, citrinos, limão e figos são alguns dos alimentos que não devem ser consumidos antes de se ir para a praia.  

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas