Mais produtividade e mais sucesso? Aposte no mindfulnessNotícias de Saúde

Sábado, 30 de Janeiro de 2016 | 57 Visualizações

Fonte de imagem: transforme

Cerca de 46,9% dos trabalhadores estão desfocados da ação que estão a desenvolver a cada momento. E o mindfulness pode ser a solução.

Mais produtividade, mais eficácia e mais sucesso. Estes são os requisitos e os objetivos de todos os trabalhadores, mas a verdade é que nem sempre é possível conjugar estre trio.

E há números que falam por si: “46,9% das vezes os profissionais estão off task, isto é, desfocados da ação que estão a desenvolver a cada momento”. Quem o diz é Diogo Rolo, especialista e co-coordenador do programa Resiliência para Resultados da Porto Business School, que foi palco, na passada quarta-feira, do programa de Formação para Executivos Resiliência para Resultados.

A falta de concentração das pessoas não deixa margens para dúvidas, equivale a uma “redução evidente na produtividade dos executivos, que contudo pode ser recuperada”.

“O fluxo de trabalho atual e o multitasking levam-nos a jogo de extremos, entre tentarmos estar focados em tudo o que nos rodeia... e não prestarmos atenção a nada. Mas a capacidade de treinar a atenção permite-nos desenvolver um equilíbrio interno essencial”, garante o também especialista certificado pelo Search Inside Yourself (SIY) - um programa de inteligência emocional desenvolvido na Google –, que não deixa de mencionar o mindfulness como a solução.

“As práticas de mindfulness, ao permitirem a gestão da nossa atenção, permitem-nos aumentar níveis de produtividade – ao otimizar tarefas como a gestão e priorização dos estímulos a que devemos responder – enquanto têm também a capacidade de potenciar a nossa escuta ativa e diminuir os níveis de stress, pré-requisitos fundamentais para decisões mais eficientes”, lê-se num comunicado enviado às redações.

O programa Resiliência para Resultados pretende ajudar os participantes a criar rotinas que os permitam treinar a atenção, a cognição e as emoções.

A primeira edição do programa acontece entre 3, 10 e 17 de março e as inscrições já se encontram abertas.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas