Mais evidências ligam a dieta mediterrânea a menos depressãoNotícias de Saúde

Quinta, 04 de Outubro de 2018 | 6 Visualizações

Fonte de imagem: Medical News Today

A adesão a uma dieta saudável, particularmente a dieta mediterrânea rica em vegetais, está associada a um risco reduzido de depressão, sugere um novo estudo, que inclui uma nova revisão sistemática e meta-análise, publicado recentemente na edição online da revista Molecular Psychiatry.

Os resultados desta investigação, intitulada «Healthy dietary indices and risk of depressive outcomes: a systematic review and meta-analysis of observational studies», «vêm confirmar que uma dieta saudável não apenas melhora a saúde física, mas também a saúde mental», salientou Camille Lassale, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London, no Reino Unido, principal investigadora.

Segundo Lassale, em declarações à Medscape Medical News, «estes resultados fornecem um suporte adicional para os profissionais de saúde mental aconselharem os seus doentes a seguirem uma dieta mais saudável».

A adesão a uma dieta saudável, particularmente a dieta mediterrânea rica em vegetais, está associada a um risco reduzido de depressão, sugere um novo estudo, que inclui uma nova revisão sistemática e meta-análise 

De acordo com os autores são vários os mecanismos biológicos que podem explicar a relação entre dieta e depressão. Um deles é o facto de os alimentos não refinados à base de vegetais, ricos em fibras, vitaminas do grupo B e polifenóis, terem uma qualidade anti-inflamatória, podendo ter um impacto direto no funcionamento do cérebro, na estrutura cerebral e nos neurotransmissores.

Outra via possível pela qual a dieta pode afetar os aspetos psicológicos é o eixo microbioma-intestino-cérebro, sendo que os alimentos saudáveis podem modular a relação entre bactérias no intestino e no cérebro.

O estudo pode ser consultado aqui

Partilhar esta notícia
Autor
Univadis
Referência
Estudo publicado na revista Molecular Psychiatry

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados