Ler para os bebés promove vocabulário e literaciaNotícias de Saúde

Segunda, 08 de Maio de 2017 | 13 Visualizações

Fonte de imagem: LeapFrog

Uma equipa de investigadores conduziu um estudo que demonstrou que ler livros em conjunto com o bebé poderá fazer desenvolver o vocabulário e competências de leitura antes de a criança iniciar a escola primária. 
 
O estudo liderado por Carolyn Cates, do Departamento de Pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, EUA, teve como base a participação de 500 mães e respetivos bebés que foram recrutados em infantários ou hospitais públicos urbanos nos EUA.
 
Os 250 pares de mães e filhos foram monitorizados desde os 6 meses de idade dos bebés até aos 4 anos e meio (54 meses). Os investigadores analisaram a capacidade de perceberem palavras, bem como as competências precoces de literacia e leitura.
 
Os resultados foram comparados com a quantidade de leitura partilhada de livros, tal como o número de livros presentes em casa e os dias passados a ler em conjunto semanalmente.  
 
A qualidade dos livros lidos foi apurada através de questionários aos pais sobre se conversavam com o filho sobre o livro enquanto o liam, se falavam sobre as imagens, personagens emoções sentidas e se as histórias eram apropriadas para a faixa etária em questão. Foram igualmente feitos ajustes relativos às diferenças socioeconómicas entre os participantes. 
 
Os investigadores descobriram que a qualidade e quantidade da leitura partilhada de livros com os bebés e primeira infância promovia o vocabulário da criança até quatro anos mais tarde, antes do ingresso na escola primária. 
 
Ler livros com os bebés promovia as competências de leitura, sendo que a quantidade e qualidade dos livros lidos na primeira infância foram associadas à emergência de competências de literacia, como escrever o nome aos quatro anos de idade. 
 
Carolyn Cates comenta os achados deste estudo: “são empolgantes porque sugerem que ler para crianças pequenas, começando mesmo em bebés, exerce um efeito duradouro sobre a linguagem, literacia e competências precoces de leitura”.
 
“O que aprendem quando se lê para eles quando são bebés continua a exercer um efeito quatro anos mais tarde quando estão para começar a escola primária”. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas