Lentilhas poderão reduzir risco de diabetes de tipo 2Notícias de Saúde

Segunda, 18 de Junho de 2018 | 23 Visualizações

Fonte de imagem: Dr. Weil

Substituir batatas ou arroz por lentilhas pode fazer reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue, demonstrou um estudo.
 
O achado foi da autoria de Alison Duncan da Universidade de Guelph, e de Dan Ramdath, da Agri-Food Canada, ambos em Guelph, Canadá, e equipa de investigadores.
 
“As leguminosas são alimentos extremamente densos em nutrientes que têm o potencial de reduzir as doenças crónicas associadas a níveis de glicose mal geridos”, avançou Alison Duncan. 
 
Para o estudo, a equipa recrutou 24 adultos saudáveis aos quais foram oferecidas quatro refeições: arroz branco apenas, metade de arroz branco e metade de lentilhas verdes grandes, metade de arroz branco e metade de lentilhas verdes pequenas e metade de arroz branco e metade de lentilhas vermelhas.
 
Os investigadores mediram os níveis de glicose no sangue dos voluntários antes de consumirem a refeição e duas horas após. O mesmo processo, com as mesmas combinações, foi repetido, mas com batatas brancas em vez de arroz.
 
A glicose no sangue diminuiu em até 20%, quando metade do arroz foi substituído pelos três tipos de lentilhas. 
 
Relativamente à substituição de batatas por lentilhas, a descida nos níveis de glicose foi ainda maior, tendo chegado aos 35%.
 
As leguminosas, como as lentilhas, podem desacelerar a digestão e a libertação de açúcares presentes nos hidratos de carbono para o sangue, reduzindo assim os níveis de glicose no sangue, explicou Alison Duncan. Esta absorção mais lenta significa não sofrer picos de glicose, os quais podem conduzir a uma má gestão da glicose, que é uma das características da diabetes de tipo 2, concluiu.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “The Journal of Nutrition”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados