Lavar os dentes depois do jantar ou antes de dormir?Notícias de Saúde

Segunda, 07 de Março de 2016 | 168 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Esta é uma dúvida frequente, mas a verdade é que a higiene oral noturna é a mais importante.

Lavar os dentes antes de dormir é fundamental. Independentemente do que se tenha comido, a higiene oral antes de ir para a cama é essencial para evitar males maiores.

Segundo a médica espanhola Alicia Matas, lavar os dentes à noite é a melhor forma de evitar que a comida fique em contacto com os dentes durante horas, o que, com a pouca produção de saliva e falta de movimento da língua, faz crescer a possibilidade de se ter caries ou desgaste de esmalte.

Mas por falar em esmalte, a escovação depois da refeição é igualmente importante, diz a especialista María Ciudad, cita pelo El País.

Embora seja necessário escovar os dentes apenas duas vezes por dia para evitar a formação de uma placa bacteriana – que pode danificar não só os dentes, como as gengivas e a boca em si – a verdade é que uma dessas lavagens deve ser à noite, de forma a evitar que os alimentos continuem armazenados na boca durante a noite. E como pode existir uma tendência para fazer uma merenda depois do jantar, o melhor é lavar sempre os dentes antes de dormir.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas