Lavar a loiça ajuda a reduzir o stressNotícias de Saúde

Quarta, 30 de Setembro de 2015 | 56 Visualizações

Fonte de imagem: getninjas

Estudo sugere que esta atividade tem um efeito terapêutico no organismo, diminuindo significativamente o nervosismo e aumentando a estimulação mental. 

Lavar a loiça à mão pode ser eficaz para ‘limpar’ as mentes stressadas e exaustas. É o que sugere um estudo realizado por investigadores da Universidade norte-americana da Flórida em Tallahassee, nos Estados Unidos.

Este estudo, publicado recentemente na revista Mindfulness, contou com a colaboração de 50 estudantes com idade média de 20 anos. Um grupo teve de ler um excerto de 230 palavras sobre a experiência sensorial de lavar a loiça e depois lavar 18 ratos limpos. O segundo grupo leu um texto do mesmo tamanho, mas sobre técnicas para lavar a loiça corretamente, e depois lavar o mesmo número de pratos. No final, todos tiveram de interpretar as leituras verbalmente e por escrito.

Como reporta a revista Veja, durante a experiência, os investigadores avaliaram, antes e depois da atividade, traços positivos e negativos de personalidade, estado de atenção e bem-estar psicológico. As conclusões apontam que o nervosismo diminuiu 27% naqueles que lavaram a loiça com atenção plena e a sua inspiração mental aumentou 25%.

Tornando a lavagem da loiça numa atividade Mindfulness, à qual dedicam toda a atenção, também lhes deu a sensação de que o tempo passava mais devagar, o que tem sido associado à sensação de bem-estar.

Mindfulness - o termo em inglês que pode ser traduzido para o português como ‘atenção plena’ - é uma técnica que se refere tanto a um estado cognitivo pacífico quanto a uma forma de meditação terapêutica, capaz de acalmar a mente e o corpo ao concentrar a atenção num objeto ou atividade, como a respiração. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados