Lançada aplicação para ajudar jovens mães na doença dos bebésNotícias de Saúde

Terça, 18 de Junho de 2019 | sem visualizações

Fonte de imagem: Revista Maria

O combate à iliteracia ligada à saúde das jovens mães e a tentativa de diminuir o acesso recorrente às urgências dos hospitais está na base da criação BebéApp, uma aplicação para telemóvel gratuita lançada pela Associação Vida Norte.
 
“No âmbito da nossa intervenção percebemos que existiam algumas carências de literacia ligada à saúde das mães que acompanhámos e que frequentemente se dirigiam às urgências por questões associadas à febre, vómitos e diarreia e que poderiam ser precavidas”, explicou à agência Lusa a presidente da associação do Porto, Isabel Pessanha Moreira.
 
E prosseguiu: “depois, em contacto com vários médicos, percebemos ser também preocupação dos profissionais de saúde o recurso excessivo às urgências, sobrecarregando os serviços e expondo as crianças a outras infeções”.
 
Dividindo-se entre Porto e Braga, a associação assenta a sua intervenção nas áreas da prevenção, acompanhamento de proximidade, capacitação e autonomia das jovens mães, apoiando atualmente 125, revelou a responsável.
 
No dia 01 de junho, no âmbito do Dia Mundial da Criança, a Vida Norte lançou esta aplicação para telemóvel que, salientou a presidente, não se destina apenas “às mães e cuidadores apoiados pela associação, mas a toda a gente”.
 
“Trabalhando nós com mães de filhos muito pequeninos achámos que faria sentido investir numa aplicação que trabalhasse a questão da literacia ligada à saúde”, referiu a presidente de um trabalho que levou “alguns anos a consolidar-se, que obrigou a falar com muitos profissionais de saúde para depois a estruturar e testar junto da população”.
 
Do trajeto iniciado em 2015 resultou uma aplicação em português, mas que pode no futuro “vir a desenvolver-se” uma vez que a Vida Norte apoia jovens mães de vários países a viver em Portugal, admitiu a responsável.
 
Frisando ser uma aplicação “simples e original”, Isabel Pessanha Moreira revelou que antes do lançamento “foi apresentada a vários especialistas que consideraram ser um projeto inovador” tendo “sido já integrada na Biblioteca de Literacia em Saúde do Serviço Nacional de Saúde".

Partilhar esta notícia
Referência
BebéApp foi crianda pela Associação Vida Norte

Notícias Relacionadas