Kiwi, um aliado da saúdeNotícias de Saúde

Terça, 26 de Maio de 2015 | 310 Visualizações

Fonte de imagem: Zespri

Em maio iniciou-se a época de Kiwis da nova Zelândia e, com ela, chegou a Portugal o kiwi Zespri SunGold, uma variedade de kiwi de polpa amarela.

Aliados do processo digestivo, os kiwis de polpa amarela são alimentos que aportam grandes benefícios para o organismo. De baixo índice glicémico, são ideais para comer diariamente mesmo para diabéticos. Também são uma fonte natural de ácido fólico, que contribui para a correta formação das células e bom desenvolvimento do feto, e de potássio, que favorece a recuperação muscular depois do exercício físico.

No geral todos os kiwis são grandes aliados no processo digestivo e, como parte de uma alimentação equilibrada, são chaves para evitar digestões pesadas. A razão para isso é o facto de os kiwis serem a única fruta que contem actinidia, uma enzima que ajuda a estimular o processo digestivo e digerir as proteínas de alimentos tais como carne, frango, peixe, legumes, grãos, laticínios e ovos.

Dos seus benefícios mais relevantes para a saúde, destacamos a elevada dose de vitamina C (o triplo de uma laranja). Apenas com um kiwi Zespri SunGold por dia obtém-se a quantidade diária recomendada desta vitamina que ajuda a reforçar as defesas do organismo e contem propriedades antioxidantes.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Otago, Christchurch (UOC), na Nova Zelândia, cujas conclusões foram publicadas no Journal of Nutritional Science, comer dois kiwis por dia pode melhorar o estado emocional e dar uma dose de energia extra. Isto deve-se ao facto de, com dois kiwis por dia, haver uma garantia dos níveis de vitamina C serem ótimos, ajudando a ativar um número de enzimas do corpo que melhoram os níveis de energia metabólica e os diferentes elementos neuro químicos do cérebro. Assim, consumir mais vitamina C pode diminuir a sensação de fadiga e aumentar a energia física e mental.

Para além disso, é uma fonte natural de fibra, potássio, vitamina E, e ácido fólico e, graças ao seu pH ácido, conserva as vitaminas durante muito tempo. Tudo isto com baixas calorias, 79 kcal por 100 gramas, tornando-o ideal para inclusão em regimes de emagrecimento e controle de peso. 

Neste sentido, destacam-se os resultados de um estudo realizado em 2014, pela Zespri® em centros de Medicina Geral e Familiar em Espanha, onde participaram pessoas com problemas de prisão de ventre. A conclusão principal foi de que o consumo de três Kiwis diariamente melhora significativamente os hábitos intestinais dos que o consumiram desde a primeira semana.

Mas este não é o único benefício que tem o consumo de fibra, já que também contribui para prevenir a diabetes e a obesidade. 

Deste modo, o estômago fica vazio mais rapidamente evitando algum desconforto, como o peso que pode surgir quando se consome alimentos ricos em proteínas ou quando o sistema digestivo não é capaz de cumprir a sua função corretamente.

Partilhar esta notícia
Referência
Guess What