Jovens obesos têm duplo risco de morrer antes dos 55 anosNotícias de Saúde

Quarta, 01 de Maio de 2013 | 2 Visualizações

A investigação, publicada na revista British Medical Journal Open, foi iniciada há 33 anos e envolveu 6.500 jovens dinamarqueses que tinham 22 anos em 1955.

Do grupo, 1,5 por cento ou 97 dos sujeitos era obeso no início do estudo e 83 por cento ou 5.407 tinha um peso considerado normal.

Aos 55 anos, perto de metade dos homens do grupo dos obesos foi diagnosticado com diabetes do tipo 2 ou pressão arterial elevada, tinha tido um ataque cardíaco, uma hemorragia cerebral, coágulos sanguíneos nas pernas ou nos pulmões ou estava morto.

«Eles tinham... mais do dobro da probabilidade de ter tensão alta, de ter tido um ataque cardíaco ou de terem morrido», indica um comunicado.

Segundo os investigadores dinamarqueses, os jovens obesos têm um risco oito vezes superior de sofrer de diabetes e quatro vezes maior de ter uma trombose.

Os autores do estudo adiantam que, embora este tenha sido realizado em homens, é provável que seja verdadeiro também para as mulheres.

A propósito, alertam que o crescimento das patologias ligadas à obesidade pode «representar nas próximas décadas um fardo sem precedentes para os sistemas de saúde».

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência
British Medical Journal Open

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados