Jovens com pouca capacidade aeróbica serão hipertensos em adultosNotícias de Saúde

Quinta, 28 de Janeiro de 2016 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: femina

Se aos 18 anos existe excesso de peso, a probabilidade de ser hipertenso aos 50 é elevada

A falta capacidade aeróbica e um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado na adolescência aumentam o risco de hipertensão na idade adulta em 3,5 vezes.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, publicado no Journal of American Medical Association Internal Medicine, os jovens com 18 anos que apresentam peso a mais e pouca capacidade aeróbica são mais propensos a sofrer de hipertensão a partir dos 50 anos, aumentando o risco de padecer de doenças cardiovasculares.

Para os investigadores, citados pela ABC.es, para travar a hipertensão no mundo é preciso começar por limitar o consumo de alimentos prejudiciais na adolescência, fase em que a alimentação tende a ser mais descontrolada e desequilibrada.

O estudo contou com a participação de 1,5 milhões de homens suecos entre os seus 18 e 62 anos. O peso, o IMC e a capacidade aeróbica foram analisados e tiveram na base na estimativa criada.

Segundo o ABC.es, os resultados mostraram que a combinação entre peso a mais e capacidade aeróbica a menos resultou num aumento em 3,5 vezes o risco de hipertensão. Mas não só, os investigadores notaram ainda que, por si só, a pouca capacidade aeróbica na adolescência é já um impulsionador da hipertensão.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas