Jogo na internet ajuda neurociênciaNotícias de Saúde

Quinta, 29 de Maio de 2014 | 22 Visualizações

Um grupo de investigadores do MIT criou o Eyewire, um jogo disponível na internet que permite aos utilizadores contribuírem para o conhecimento do cérebro

O Eyewire integra um projeto científico de longo prazo cujo objetivo é a construção de um mapa do cérebro humano. H. Sebastian Seung, mentor do projeto, acredita que o "connectome" estará pronto dentro de 20 a 30 anos, se a tecnologia informática continuar a evoluir ao ritmo atual.

O cientista acredita que a identidade de um determinado ser humano está contida no seu mapa cerebral, que não é mais do que o conjunto dos seus neurónios e das ligações entre eles.

O desafio de Sebastian Seung e da sua equipa é descodificar a informação que os circuitos neuronais transportam. Para tal, necessitam de analisar um número sem conta de imagens, já que um cérebro humano contém 85 il milhões de células, cada uma com 10 mil conexões. É nesta análise que o jogo da internet Eyewire desempenha um papel importante.

"Crowd-source science" é um conceito relativamente novo. Diz respeito a pesquisas científicas nas quais colabora muita gente que não pertence à comunidade científica. É o caso do "connectom" através do Eyewire.

Saiba mais AQUI

Partilhar esta notícia
Autor
Alert Science
Referência
Crowd-source science