Jogo de computador ajuda ambliopesNotícias de Saúde

Quinta, 30 de Abril de 2015 | 17 Visualizações

A ambliopia, também conhecida como ‘olho preguiçoso’ é uma doença que afeta cerca de três por cento das crianças em todo o mundo, sendo uma das principais causas que levam à cegueira. Agora está a chegar um jogo pensado especificamente para melhor a perceção visual de quem sofre deste problema.

Criado em parceira pela Universidade de McGill, no Canadá e a Ubisoft, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de jogos de computador, o jogo 'Dig Rush' "submete os olhos a vários níveis de contraste que surgem no jogo e que, diz a empresa em comunicado, ajuda a treinar o cérebro no sentido de melhorar a perceção visual com a ajuda de uns óculos 3D e um tablet. As definições de contraste e do jogo são ajustáveis, dependendo da condição clínica de cada paciente. 

"A terapia foi testada clinicamente e permite aumentar, significativamente, a acuidade visual das crianças e adultos que sofrem deste problema. Esta nossa parceria com a Ubisoft permite-nos ajudar os médicos a apoiar e acompanhar o progresso dos seus doentes", explica Joseph Koziak, CEO da Amblyotech, outra empresa parceira do projeto, citado pelo mesmo comunicado.

Nos resultados dos testes, desenvolvidos na Universidade McGill, observou-se uma grande melhoria na visão de crianças e adultos e o jogo, ainda na fase experimental, vai começar a ser vendido nos Estados Unidos da América em breve, estando também a comercialização prevista para outros países, nomeadamente europeus.

Saiba mais aqui

Partilhar esta notícia
Referência
Ubisoft Group

Notícias Relacionadas