Já é possível mudar de vez a cor dos olhosNotícias de Saúde

Quarta, 13 de Novembro de 2013 | 282 Visualizações

Cirurgia inovadora demora apenas 15 minutos em cada vista.

É possível mudar de vez a cor dos olhos através de uma pequena cirurgia, que demora apenas 15 minutos em cada vista. O norte-americano Kenneth Rosenthal é o médico oftalmologista responsável por este implante artificial da íris.

A operação, desenvolvida pelo cirurgião de Long Island, EUA, consiste na inserção de um pequeno implante de silicone na íris, que faz com que a cor do olho mude consoante a vontade da pessoa.

Esta pequena intervenção pode ser feita por motivos estéticos, mas não só. Também cura a heterochromia, uma condição nos pigmentos que faz com que a pessoa tenha um olho de cada cor.

O sucesso da cirurgia confirmou-se em 2011, quando Nathaniel Schull, um jovem de 17 anos que tinha nascido sem íris, foi operado e agora tem uma visão quase perfeita. A empresa que fabrica os implantes, a BrightOcular, afirma que a cirurgia não faz, no entanto, com que quem usa óculos deixe de precisar deles.

Apesar da operação ser considerada segura, há registo de situações em que alguns pacientes sofreram inflamações e outros problemas. Contudo, a Bright Ocular diz que os implantes são facilmente removíveis se se tornarem num incómodo para a vista.

O tempo médio de recuperação depois da cirurgia é de cerca de dois meses e o paciente geralmente pode ir para casa no próprio dia do tratamento. No entanto, tal como em outras cirurgias plásticas, o paciente não pode levantar pesos ou conduzir nas semanas seguintes, nem nadar nos três primeiros meses. 

Atualmente a cirurgia pode ser feita apenas em clínicas privadas nos Estados Unidos da América.

Banco da Saúde

Partilhar esta notícia
Autor
CM
Referência
Kenneth Rosenthal,médico oftalmologista de Long Island, EUA

Notícias Relacionadas