Investigadores identificam proteína que regula resposta a infeçõesNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Maio de 2016 | 10 Visualizações

Fonte de imagem: huffingtonpost

Investigadores do centro basco bioGUNE identificaram uma proteína das células imunes dos organismos vivos que permite regular a resposta perante agentes infecciosos como os que causam a gripe.

A investigação, realizada em colaboração com a Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e que foi publicada na revista internacional Immunity, descreve o papel da proteína mitocondrial MCJ no metabolismo das células imunes CD8, encarregadas de matar vírus.

Os investigadores descrevem como a proteína mitocondrial MCJ regula o metabolismo das células CD8 durante as diferentes fases de resposta perante uma infeção: tanto a fase de ativação como a de geração de memória depois de o agente infeccioso ter desaparecido.

O trabalho demonstra que surgem mais células de memória quando não existe esta proteína.

As células de memória que sobrevivem quando o agente infeccioso desaparece são capazes de responder de forma mais rápida quando há um ressurgimento da infeção uma vez que "recordam" o vírus e têm uma disponibilidade imediata para responder à agressão.

A investigação abre ainda a porta à possibilidade de regular o desenvolvimento deste tipo de células durante o trabalho de vacinação.

Controlando a quantidade de proteína MCJ nas células poder-se-ia, por exemplo, melhorar a eficácia da memória das células e a eficiência das vacinas que ativam essas células.

A investigação foi liderada pelo departamento de Medicina do Centro de Investigação em Biociências (biuGUNE) e pela Universidade de Vermont.

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência