Identificado gene que pode proteger contra doenças cardiovascularesNotícias de Saúde

Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 | 81 Visualizações

Fonte de imagem: Creative Bioarray

Uma equipa de investigadores identificou um gene que poderá desempenhar um papel protetor na prevenção de doenças cardiovasculares.

Num estudo conduzido na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA, os investigadores descobriram que o gene conhecido como MeXis atua em células-chave no interior das artérias obstruídas, ajudando a remover o excesso de colesterol nos vasos sanguíneos.

O estudo que foi baseado em ratinhos, revelou que o gene MeXis controla a expressão de uma proteína que bombeia o colesterol para fora das células nas paredes dos vasos sanguíneos.

Tem-se presumido que o gene MeXis não possui uma função pois não produz proteínas, à semelhança de alguns outros genes.

No entanto, investigações recentes têm demonstrado que estes genes “sem funções” poderão na verdade desempenhar funções biológicas importantes sem produzirem proteínas; estes genes produzirão sim, uma classe especial de moléculas denominadas ARN longos não codificantes (lncRNA na sua sigla em inglês).

No presente estudo, os investigadores descobriram que os ratinhos desprovidos do gene MeXis apresentavam quase o dobro dos bloqueios nos seus vasos sanguíneos em relação a ratinhos com níveis normais do gene. Foi também verificado que o aumento dos níveis de MeXis tornou as células mais eficazes na remoção do colesterol em excesso.

A equipa planeia seguidamente estudar em pormenor a função do MeXis sobre as células nas paredes das artérias e identificar potenciais vias de tratamento para as doenças cardiovasculares com base no mesmo.

Peter Tontonoz, autor sénior deste estudo, explica que: “este estudo diz-nos que os IncRNA são importantes para o funcionamento interno das células envolvidas no desenvolvimento das doenças cardíacas”.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Nature Medicine”

Notícias Relacionadas