Identificadas mutações na origem de 30 tipos de cancroNotícias de Saúde

Segunda, 19 de Agosto de 2013 | 83 Visualizações

Foram identificadas algumas das mutações genéticas que dão origem a 30 dos cancros mais comuns. O feito foi conseguido por diferentes equipas de investigação do Consórcio Internacional do Genoma do Cancro. 

Citado pela BBC, Mike Sratton, do Instituto Sanger, diz que esta "é uma conquista importante nos estudos sobre o cancro", uma vez que "estamos a chegar a áreas nunca antes exploradas, que nos estão a dar muitas das respostas que procurávamos".

No total, foram analisados cerca de 7.042 genomas tumorais e descobertos 21 diferentes processos de mutação na origem de 30 tipos de cancro. As equipas de investigação conseguiram ainda identificar os processos biológicos subjacentes ao desenvolvimento da maioria das mutações genéticas. 

"Estes padrões, estas assinaturas escondidas no genoma do cancro, dizem-nos o que é que realmente acontece e dá origem ao desenvolvimento de um tumor. E isso é muito importante de se perceber", explica o especialista.

As conclusões dão também conta de que há tumores provocados por menos e outros por mais padrões mutantes, o que faz aumentar o seu grau de complexidade.

Uma vez que todos os tipos de cancro são gerados por mutações no código genético das células do organismo, os especialistas defendem que esta nova compilação de processos mutantes, inerentes ao desenvolvimento de diferentes tumores, pode ser determinante na prevenção e tratamento futuros.

Clique AQUI para aceder ao estudo completo (em inglês) publicado na revista científica Nature.

Banco Da Saúde
Partilhar esta notícia
Autor
Revista Científica Nature / Boas Notícias
Referência
Equipas de investigação do Consórcio Internacional do Genoma do Cancro.

Notícias Relacionadas