Idade e microbioma intestinal influenciam a esclerose múltiplaNotícias de Saúde

Quinta, 23 de Novembro de 2017 | 87 Visualizações

Fonte de imagem: MIT Technology R

Uma equipa de investigadores descobriu que as bactérias intestinais e a idade influenciam o desencadeamento e progressão da esclerose múltipla (EM).
 
Num estudo conduzido pela Faculdade de Medicina de Robert Wood Johnson da Universidade Rutgers, EUA, os investigadores apuraram que o microbioma intestinal numa idade precoce pode desempenhar um papel no desenvolvimento da EM, em ratinhos com propensão para a doença. 
 
Para o estudo, Sudhir Yadav e Suhayl Dhib-Jalbut modificaram geneticamente os roedores, com genes associados ao risco da EM retirados de pacientes humanos, de forma a exibirem propensão para a doença. Os cientistas testaram os ratinhos num ambiente estéril, sem germes. Como resultado, os animais não desenvolveram EM.
 
Seguidamente, os roedores foram expostos a um ambiente normal, com bactérias e foi verificado que desenvolveram então uma doença semelhante à EM, assim como inflamação intestinal. Este achado sugere que as bactérias intestinais são um fator de risco no desencadeamento da EM.
 
O estudo mostrou uma associação entre as bactérias intestinais e a incidência de uma doença do tipo da EM, mais proeminente nos ratinhos mais jovens do que nos mais idosos.
 
Os investigadores concluíram assim que os genes que contribuem para o risco da EM a idade e o microbioma intestinal parecem, conjuntamente, desencadear a doença. Este estudo foi o primeiro a identificar os mecanismos através dos quais as bactérias intestinais desencadeiam alterações no sistema imunitário conduzindo ao desenvolvimento da EM.  
 
Face ao observado, Suhayl Dhib-Jalbut comentou que “os achados podem ter implicações terapêuticas na desaceleração da progressão da EM através da manipulação das bactérias intestinais”. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados