Hospital luso transmite cirurgia ao vivo para o mundoNotícias de Saúde

Quinta, 11 de Dezembro de 2014 | 31 Visualizações

Os departamentos de Ginecologia-Obstetrícia e Anestesiologia do Hospital da Luz, em Lisboa, transmitiram, ao vivo, uma cirurgia para todo o mundo no passado mês de Outubro. O procedimento foi seguido por especialistas dos EUA ao Vietname, que puderam colocar questões em direto.
 
O caso dado a conhecer aos médicos ginecologistas e anestesiologias convidados foi "o de uma paciente com cerca de 45 anos de idade, submetida a cirurgia da endometriose profunda e a histerectomia", ambas realizadas por António Setúbal, coordenador do departamento de Ginecologia-Obstetrícia do hospital e especialista em endometriose.
 
A anestesia e a vigilância peri-operatória da doença ficaram a cargo de José Bismarck, coordenador do departamento de Anestesiologia, que também esclareceu as dúvidas dos especialistas estrangeiros que, à distância, acompanharam o procedimento cirúrgico realizado na capital. 
 
De acordo com o Hospital da Luz, "esta cirurgia fez parte de um conjunto de intervenções realizadas em diversos centros de referência internacionais e que, na área da ginecologia, vai permitir obter dados sobre a qualidade da recuperação pós-operatória dos doentes tratados com 'neostigmina' ou com 'sugammadex' como fármacos de reversão do bloqueio neuromuscular". 
 
A transmissão, através de 'webcast', foi organizada pelo hospital português com o apoio da MSD, tendo a produção e a realização estado a cabo de uma equipa holandesa e inglesa, explica ainda, em comunicado de imprensa, aquela instituição de saúde.
 
Sublinhe-se que, na área da anestesiologia e a propósito deste projeto, José Bismarck e Nuno Rodrigues, também anestesiologista do Hospital da Luz, assinam, em conjunto, um trabalho de investigação publicado recentemente na revista científica Acta Anesthesiologica Scandinava. 

Clique AQUI para aceder ao estudo dos investigadores portugueses realizado a propósito desta temática (em inglês). 

Partilhar esta notícia
Referência
Hospital da Luz

Info-Saúde Relacionados