Homens sentem-se intimidados por mulheres inteligentesNotícias de Saúde

Quarta, 21 de Outubro de 2015 | 93 Visualizações

Fonte de imagem: rochester-halfeld

Quando se pergunta a um homem o que procura numa mulher, muitos tendem a responder ‘inteligência’. Mas não é bem verdade.

A ideia de sair com uma mulher inteligente é sempre algo excitante para um homem, mas o verdadeiro momento em que estão lado-a-lado é nada mais do que intimidante. Esta é a conclusão de um estudo conjunto entre as universidades norte-americanos de Buffalo, Texas e California Lutheran, que sugere que os homens sentem-se intimidados por mulheres inteligentes, mesmo sendo esta uma das características que mais apreciam no sexo feminino.

Publicada na revista Personality and Social Psychology Bulletin, a investigação teve como objetivo detetar o que os homens realmente procuram numa mulher e detetou que a atração deles por determinados traços femininos pode ser diretamente afetada pela presença ou ausência de uma perspetiva ‘romântico-realista’ por parte da mulher, lê-se no The Independent.

Para a investigação, os cientistas norte-americanos recorreram a 105 homens que foram submetidos a dois testes: no primeiro, os participantes foram desafiados a idealizar como seriam as suas vidas com a presença de uma mulher com melhores resultados a Matemática e a Inglês, isto é, mais inteligente do que eles; no segundo, tiveram que dizer até que ponto estavam dispostos a ter ‘a tal mulher mais inteligente’ na sua vida.

Se numa primeira fase, diz o jornal britânico, os homens se mostraram entusiasmados com o facto de poderem sair com uma mulher inteligente, na segunda – e quando tiveram que ponderar sobre a realidade deste facto – mostraram-se mais reticentes quanto à possibilidade de saírem com alguém mais inteligente.

Quando em causa estava a ‘verdadeira’ possibilidade de sair com uma mulher mais inteligente, os homens acabaram por dar uma menor pontuação a esta característica intelectual, o que para os investigadores é sinal de que a inteligência feminina “diminui o sentimento de masculinidade”, o que, por seu turno, contribui “para o decréscimo da atração dos homens” por mulheres que são ‘mais poderosas’.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados