Homens com doença inflamatória do intestino têm maior risco de cancro da próstataNotícias de Saúde

Domingo, 30 de Dezembro de 2018 | 22 Visualizações

Fonte de imagem: prostate cancer

Um estudo sugere que os homens que têm doença inflamatória intestinal correm um risco mais elevado de serem diagnosticados com cancro da próstata.
 
Conduzido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern, EUA, o estudo descobriu que os homens com doenças como colite ulcerosa e doença de Crohn, têm uma maior possibilidade de apresentarem valores mais elevados no exame de PSA (iniciais de “prostate-specific antigen”).
 
Para a sua investigação, a equipa liderada por Shilajit Kundu monitorizou, durante 18 anos, 1.033 homens com doença inflamatória intestinal e comparou-os com um grupo de controlo constituído por 9.306 homens sem aquela doença.
 
Após o período de monitorização, os investigadores verificaram que os homens com doença inflamatória intestinal apresentavam um risco significativamente maior de terem valores mais elevados no exame de PSA e de desenvolverem cancro da próstata potencialmente perigoso.
 
“Muitos médicos pensam que o PSA deles [dos pacientes] está elevado apenas porque  apresentam uma doença inflamatória”, afirmou Shilajit Kundu.
 
“Não existem dados que deem orientação de como se deve tratar esses homens”, explicou o investigador, acrescentando ainda que na sua prática clínica aparecem muitos homens com doença inflamatória intestinal e níveis de PSA elevados.
 
“Esses pacientes poderão necessitar de fazer rastreios mais cuidadosos do que um homem sem doença inflamatória intestinal”, recomendou. Se um homem com aquela doença apresentar níveis elevados de PSA, poderá ser um indicador de cancro da próstata”, conclui.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “European Urology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados