Homens aconselhados a congelar sémen cedoNotícias de Saúde

Domingo, 25 de Outubro de 2015 | 21 Visualizações

Fonte de imagem: osul

Para as mulheres, a baixa da fertilidade à medida que os anos passam é um dado adquirido. No entanto, até há pouco tempo pensava-se que os homens estavam a salvo deste fenómeno dado que, ao contrário dos óvulos, os espermatozoides contidos no esperma são produzidos regularmente ao longo de toda a vida.

No entanto, uma pesquisa recente parece contrariar esta teoria, ao revelar que não só a qualidade do sémen diminui com a idade como a capacidade das células reprodutoras masculinas sobreviverem ao processo de criopreservação também cai de forma acentuada.

É por isso que os investigadores do Centro de Criogenia da Nova Inglaterra (EUA) e da Universidade de Stanford, aconselham os homens que desejam congelar o sémen para serem pais no futuro a fazerem-no o mais cedo possível. Ao avaliar a qualidade do esperma de vários dadores de clínicas de fertilidade – entre 2003 e 2013 – a equipa verificou “um declínio acentuado” não só na presença, qualidade e mobilidade dos espermatozoides como uma tolerância cada vez mais baixa ao processo de preservação.

Para além disso, os mesmos cientistas, que revelaram as suas conclusões no recente congresso da Sociedade Americana para a Medicina da Reprodução, alertaram para o facto de os filhos de homens mais velhos terem riscos acrescidos

Partilhar esta notícia
Referência
SapoLifeStyle

Info-Saúde Relacionados