HIV: Descoberto mecanismo genético para cura espontâneaNotícias de Saúde

Terça, 04 de Novembro de 2014 | 624 Visualizações

Um grupo de cientistas franceses anunciou, esta terça-feira, ter desvendado o mecanismo genético que terá sido responsável pela cura espontânea de dois homens com HIV - o vírus da imunodeficiência humana, causador da SIDA -, o que poderá abrir caminho a uma nova estratégia de tratamento.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Clinical Microbiology and Infection, o HIV foi desativado espontaneamente em dois homens assintomáticos graças a uma alteração no código genético integrado nas células humanas, alteração essa devida à estimulação de uma enzima que, no futuro, poderá ser um alvo no combate ao vírus. 

"Esta descoberta representa um novo caminho para a cura", disse Didier Raoult, investigador do INSERM - Instituto Francês de Saúde e Investigação Médica e coautor do estudo, em entrevista à AFP.

Segundo Raoult, nenhum dos dois homens (um deles diagnosticado com HIV há 30 anos e o outro em 2011) manifestou quaisquer sintomas de doença e os cientistas não conseguiram detetar a presença do vírus da SIDA em nenhuma das análises ao sangue a que foram submetidos.

Em ambos os casos, o HIV foi incapaz de se replicar devido a mudanças no ADN que, na opinião dos investigadores, terão resultado de uma evolução espontânea entre o organismo humano e o vírus denominada "endogenização". 

"O que propomos é que a cura do HIV pode ocorrer através da endogenização em humanos", explicam, acrescentando que acreditam que esta descoberta pode, através da persistência do vírus no código genético, "conduzir à cura e à proteção" contra o mesmo.

Até ao momento, a abordagem seguida por investigadores e médicos tem sido exatamente a oposta, consistindo em tentar erradicar quaisquer vestígios do vírus presentes nas células humanas. 

Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês).

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista científica Clinical Microbiology and Infection

Notícias Relacionadas