Hidratos de carbono ou gordura. O que cortar?Notícias de Saúde

Quinta, 20 de Agosto de 2015 | 149 Visualizações

Fonte de imagem: practicavida

Hidratos de carbono ou gordura? Eis a questão e a maior dúvida de quem quer fazer uma dieta para perder peso.

No momento em que alguém se compromete a emagrecer, são estes os dois conceitos que mais pesam, embora os hidratos de carbono continuem a dominar a lista de alimentos banidos da alimentação. Mas, afinal, qual dos dois é mais dispensável?

Kevin Hall, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, ajuda a responder. Num estudo levado a cabo no país, e publicado na Cell Metabolism, Hall pediu a 19 pessoas com excesso de peso que se deixassem avaliar durante duas semanas.

Na primeira semana de análise, conta a Time, os participantes cortaram da sua alimentação cerca de 800 calorias derivadas de hidratos de carbono, mas mantiveram a ingestão normal de proteína e gordura. Na segunda semana, foi a vez de as gorduras serem banidas (800 calorias), mantendo-se a ingestão comum de proteína e hidratos de carbono.

Nestas duas semanas de teste, os 19 inquiridos praticaram diariamente uma hora de exercício físico e a perda de peso foi mais notória na segunda semana, o que para Hall indica que há “mais perda de gordura com uma dieta de baixo teor de gordura”.

Assim sendo, indica o investigador, na semana em que os inquiridos baniram 800 calorias da sua alimentação, verificou-se uma perda diária de 53 gramas de gordura; quando foi a vez de cortar 800 calorias de gordura, a taxa de perda de gordura corporal foi de 89 gramas diárias.

Embora a diferença verificada entre as duas semanas não tenha sido muito desfasada, Hall salienta que a médio e longo prazo os resultados podem ser diferentes, com um emagrecimento mais saudável e eficaz quando se cortam as gorduras da alimentação.

Partilhar esta notícia
Referência