Gravidez altera cérebro para sempreNotícias de Saúde

Sábado, 30 de Maio de 2015 | 213 Visualizações

Ficar grávida e ter filhos faz com que a vida nunca mais seja a mesma. E, de acordo com uma investigação realizada no Canadá, também altera de forma permanente o modo como o cérebro funciona, já que modifica a sensibilidade à hormona estrogénio.

A investigadora Liisa Galea, da Universidade da Columbia Britânica, procurou determinar de que forma as fêmeas de mamíferos se comportam a nível psicológico e neurológico antes e depois da gestação. As conclusões a que chegou mostram que as que têm um historial de filhos apresentam uma reação ao estrogénio que pode dificultar as capacidades de aprendizagem, enquanto que as que nunca foram mães “aproveitam” esta hormona para potencializar a forma como adquirem novos conhecimentos.

Mais tarde, na altura da menopausa, também a reação aos medicamentos de substituição hormonal poderá ser diferente conforme se trate de mães ou mulheres que nunca engravidaram. Algo que, para a cientista, “deve ser levado em linha de conta pelos médicos, ao prescreverem este tipo de medicação”.

Liisa Galea também apresenta uma explicação para o facto de muitas grávidas sentirem as suas capacidades de raciocínio diminuídas durante a gestação. “É uma combinação de altos níveis de hormonas com uma efetiva redução da massa cinzenta”, afirma, recordando que cerca de seis por cento do cérebro feminino é afetado nos nove meses, regressando ao seu tamanho normal logo que o bebé nasce.

Partilhar esta notícia
Autor
Pais
Referência
Universidade da Columbia Britânica

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados