Gordura vegetal saturada adia envelhecimento precoceNotícias de Saúde

Quarta, 26 de Novembro de 2014 | 97 Visualizações

Uma dieta rica em gorduras saturadas, sobretudo as de origem vegetal como o óleo de coco, pode retardar o envelhecimento precoce do corpo e do cérebro, revela um estudo realizado pela Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Em comunicado de imprensa, Vilhelm Bohr, investigador e autor do estudo, explica que o "cérebro humano tem uma necessidade constante de 'combustível' sob a forma de açúcar ou de cetonas, uma espécie de reserva de alimentação do cérebro" que atua quando os níveis de açúcar no sangue são baixos.

A equipa de investigação utilizou ratos de laboratório com um defeito no sistema de reparação do ADN - que nos humanos é conhecido como síndrome Cockayne e provoca envelhecimento precoce fazendo com que os seus portadores morram quando atingem a adolescência.

Os animais foram alimentados com uma dieta rica em ácidos gordos, neste caso óleo de coco, e a equipa verificou que alguns dos efeitos do envelhecimento foram adiados, uma vez que estes óleos aumentaram a reserva de cetonas, travando o desgaste do ADN.

“Em células de crianças com Cockayne verificámos que o envelhecimento (precoce) é causado por um mecanismo de reparação celular que está constantemente ativo, o que consome recursos e faz com que a célula envelheça rapidamente”, explicou Morten Scheibye-Knudsen, investigador em comunicado da UC.

O envelhecimento precoce é também responsável por defeitos no sistema nervoso, o faz com que o cérebro perca capacidades intelectuais aumentando o risco de aparecimento de Parkinson e Alzheimer, pelo que este doentes poderão, também, beneficiar destes novos dados, conclui o investigador.

Clique AQUI para ler o comunicado.

Partilhar esta notícia
Referência
Jornal científico Cell Metabolism

Notícias Relacionadas