Glaucoma: Ação de rastreio gratuita em ViseuNotícias de Saúde

Sexta, 13 de Março de 2015 | 45 Visualizações

O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, acolhe no próximo domingo (15) um rastreio e uma ação de sensibilização promovidos pelo Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma.
 
Quem passar pelo centro comercial terá a possibilidade de fazer, gratuitamente, o rastreio a uma doença que continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal.

A iniciativa insere-se na política de responsabilidade social da grande superfície, que assim contribui "para difundir o alerta de um problema de saúde cuja resolução depende do diagnóstico precoce", explica um comunicado enviado ao Boas Notícias.
 
O glaucoma, que afecta de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença progressiva do nervo óptico e que se não for tratada conduz à cegueira irreversível.

Atualmente, é a principal causa mundial de cegueira, estimando-se que, mesmo nos países desenvolvidos, só cerca de 50% dos portadores da doença sejam diagnosticados e tratados, já que, de início, o glaucoma não provoca alterações visuais percetíveis. 
 
Apesar de em Portugal não ter o mediatismo das cataratas ou da retinopatia diabética, o glaucoma representa um problema não só de oftalmologia mas também de saúde pública. Segundo dados oficiais, mais de 100 mil portugueses sofram de glaucoma,com previsível aumento da incidência devido ao envelhecimento da população no nosso país.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados