7 conselhos para treinos longos (resistência)
São a ferramenta ideal para aumentar a tua resistência cardiovascular e ganhares confiança nas tuas corridas de meia maratona e maratona, mas é importante que os faças da forma apropriada.
1 – Carrega as baterias. É fundamental estar bem hidratado e ter o depósito cheio de hidratos de carbono. No dia anterior bebe muita água ao longo do dia e inclui hidratos e proteína ao jantar.
2 – A distância é o que importa. Não te centres no tempo, demora o que tempo que necessitares e esquece o ritmo de corrida. Se vais fazer 18km não te fixes num objetivo de tempo porque irás alterar o objetivo metabólico do teu treino, que não é mais do que ensinar o teu corpo a usar a gordura como combustível. Pensa apenas na distância.
3 – Em boa companhia. Se procurares ter um ou mais companheiros de treino será mais fácil não cumprir o plano e os quilómetros serão mais agradáveis.
4 – Hidratação ao máximo. Para mais de uma hora é conveniente levar água ou algum isotónico.
5 – Com paisagem incluída. Se puderes escolher, para os teus treinos longos procura zonas bonitas, que ajudam a que a distância se torne mais acessível e a sentir menos cansaço.
6 – Sintoniza-te. Se vais sozinho, leva música que te motive. Há estudos que demonstram que facilita os exercícios de resistência cardiovascular.
7 – Reabastecimento. No final do treino, toma hidratos de carbono e algo de proteína durante a primeira meia hora. Um suplemento de recuperação contém tudo aquilo de que precisas.