FramboesasNotícias de Saúde

Quarta, 16 de Abril de 2014 | 69 Visualizações

Os frutos vermelhos são especialmente interessantes pelo seu sabor e riqueza nutricional, a framboesa não é excepção, chamam-lhe muitas vezes “o morango dos bosques”.

É pouco calórica mas muito saborosa, rica em antioxidantes como a vitamina C e antocianinas que lhe conferem a cor vermelho viva. 10 Framboesas fornecem cerca de 19calorias, 2g de hidratos de carbono dos quais 1g é fibra e 5mg de vitamina C que corresponde a 8% da dose diária recomendada.

As antocianinas, os pigmentos que lhes conferem a cor viva, são fortes antioxidantes que se auto-regeneram quando sequestram os radicais livres, sendo muito importantes na prevenção do stress oxidativo que está na origem dos sintomas de fadiga, no envelhecimento celular, várias lesões desportivas e que prejudica a recuperação. O consumo destes flavonóides está igualmente associado à prevenção de várias doenças do foro cardiovascular e de vários tipos de cancro.

Dado o seu elevado custo e a dificuldade de cultivo no nosso país, hoje em dia podes recorrer aos produtos congelados podendo tirar partido dos mesmos benefícios do mesmo fruto em fresco. Deixa a descongelar uma chávena de chá de framboesas e mistura com um iogurte natural e cereais integrais, um pequeno-almoço de verão para começares o dia com as protecções activas.

Partilhar esta notícia
Referência