Força de preensão palmar é um forte indicador da nossa saúdeNotícias de Saúde

Quarta, 20 de Maio de 2015 | 120 Visualizações

A força de preensão palmar pode ser um indicador que permite avaliar a nossa saúde, de uma forma geral, e a nossa saúde cardiovascular, em particular.

De acordo com um novo estudo, liderado por Darryl Leong, do Instituto para a Investigação da Saúde da População, no Canadá, uma fraca força de preensão palmar está associada a um risco aumentado de vir a sofrer um ataque cardíaco ou AVC e a um maior risco de morte prematura.

Um grupo de investigadores avaliou cerca de 140 mil adultos que foram submetidos a testes de preensão palmar e acompanhou-os durante quatro anos. Os participantes tinham idades compreendidas entre os 35 e os 70 anos e eram oriundos de 17 países diferentes.

Por cada diminuição de 5 kg de força de preensão aumentava o risco de morte, independentemente da causa (16%), o risco de morte por doença cardiovascular (17%),o risco de vir a sofrer um AVC (9%) ou um ataque cardíaco (7%).

De uma forma geral, os dados mostraram que a diminuição da força de preensão está associada a um maior risco de morte. Portanto, a força de preensão parece ser um bom indicador da saúde e pode até prever o risco de mortalidade das pessoas.

Aliás, os investigadores acreditam que a força de preensão constitui um indicador de morte prematura mais forte do que a pressão sanguínea sistólica.

Não foi provada, no entanto, uma relação causa-efeito.

De qualquer forma, vale a pena aprofundar este tipo de investigação, pois a força de preensão palmar poderá vir a tornar-se uma forma rápida e económica de avaliar o risco de morte e a saúde cardiovascular de um indivíduo.

O autor deste estudo afirma também que é importante avaliar cientificamente se melhorando a força de preensão de um indivíduo estaremos a reduzir o seu risco de morte e de vir a desenvolver uma doença cardiovascular.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado no jornal “The Lancet”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados