Flora intestinal depende de como nascemos e do que comemos em bebésNotícias de Saúde

Sexta, 15 de Maio de 2015 | 41 Visualizações

A forma como nascemos e aquilo que comemos nos primeiros anos de vida são os responsáveis pela flora intestinal que temos nos dias de hoje, indica um estudo publicado no ‘Cell Host & Microbe's’.

De acordo com a investigação, nascer de parto natural ou por cesariana porta diferenças a nível do complexo de espécies de microrganismos que vivem no nosso organismo. Mais concretamente, lê-se no ABC.es, as crianças que nasceram por via de cesariana apresentam bactérias intestinais menos parecidas com as das suas mães, algo que já não se verificava nos bebés que nasceram num parto natural.

Desenvolvido na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, este estudo indica ainda que a amamentação tem, também, um papel crucial na flora intestinal, sendo que a flora intestinal entre os bebés que foram amamentados pelo peito da mãe é diferente daqueles que usaram desde cedo o biberão, que estão mais propensos a desenvolver bactérias prejudiciais ao organismo.

Embora o estudo seja ainda muito superficial, como dizem os próprios mentores, vai ser agora analisada a forma como os nossos ‘inquilinos intestinais’ conseguem interferir no metabolismo, imunidade ou até mesmo no comportamento humano.

Partilhar esta notícia
Referência
‘Cell Host & Microbe's’

Notícias Relacionadas