Fio dental antes ou depois de escovar os dentes?Notícias de Saúde

Sábado, 06 de Junho de 2015 | 254 Visualizações

Não há estudos científicos que comprovem que passar o fio dental antes de escovar os dentes é melhor para a saúde bucal do que se o fizermos ao contrário.

Mesmo assim, os dentistas têm algo a dizer sobre isto. O Dr. Edmond R. Hewlett, porta-voz da Associação Odontológica Americana e professor de Odontologia Restauradora da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, recomenda que se passe o fio dental antes. Porquê? Se elaborar a tarefa mais desagradável primeiro assim não cai na tentação de não a fazer. Pois, porque destaca que se deixar de fazer uma das coisas, já se sabe qual é que vai ser. Vai saltar a parte do fio dental, claro.

O Dr. Philippe Hujoel, professor de Ciências da Saúde Oral da Universidade de Washington, aconselha ainda que se escovem os dentes com uma pasta que contenha flúor, depois passar o fio dental. Assim, a boca já estará lavada e com flúor quando for manobrar o fio entre os dentes.

Apesar de não estar comprovado que passar o fio dental previna o aparecimento de cáries, os dentistas e higienistas sugerem que sim.

Ainda assim, passar fio dental diariamente ajuda a evitar que as gengivas sangrem e reduz a sua inflamação, conhecida como gengivite.

Um estudo de 2012, que analisou 12 testes clínicos controlados, escolhidos aleatoriamente, constatou que quem escovava os dentes e passava o fio dental com regularidade tinha sangrava menos das gengivas do que quem apenas escovava os dentes.

Para além de poder ou não ser bom para a sua saúde, passar o fio dental também pode ter um efeito prático pois ajuda a desalojar sementes e outros restos de comida que ficam presos entre os dentes.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas