Fica com os olhos vermelhos na piscina? A culpa não é do cloroNotícias de Saúde

Segunda, 22 de Junho de 2015 | 105 Visualizações

Michael J. Beach, um dos responsáveis do órgão britânico equivalente ao Centro de Controlo de Doenças (‘Centers for Disease Control and Prevention’), especializado na qualidade das águas, foi quem revelou esta (muito) incómoda verdade, relata o site Action Four News.

Não é o cloro que lhe põe os olhos vermelhos quando mergulha numa piscina. O suor e a urina são responsáveis por esse efeito, quando se juntam ao cloro.

“O cloro liga-se às coisas que tenta eliminar da água e forma estes irritantes químicos. É isso que causa os olhos vermelhos. É o cloro juntamente com a urina e o suor”, explicou Beach ao mesmo site.

Mais ainda: diz o mesmo responsável que aquele ‘famoso’ químico que faz com que a água mude de cor quando urina na piscina afinal… não existe. Sempre foi um mito, para evitar que as crianças se ‘aliviem’ nas águas onde todos esbracejam.

De uma forma geral, fica sublinhado que a existência de chuveiros perto das piscinas não é uma opção para os mais obcecados com limpeza, é mesmo uma obrigação para todos, para que não leve para as piscinas fluídos corporais que não pertencem lá.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas