Fármaco antiparasitário é promissor contra o cancro do cólon e da próstataNotícias de Saúde

Quarta, 22 de Novembro de 2017 | 63 Visualizações

Fonte de imagem: Worldwide Cancer Research

Um fármaco antiparasitário poderá ser eficaz em travar a proliferação do cancro do cólon e da próstata, sugere um estudo recente. 
 
O estudo conduzido por uma equipa de investigadores liderados por Karl-Henning Kalland, da Universidade de Bergen, Noruega, explorou o potencial de fármacos já existentes na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas e identificou a nitazoxanida como sendo um fármaco promissor.
 
Nos cancros do cólon e da próstata, a desregulação de uma via de sinalização intracelular conhecida como Wnt/beta-catenina pode conduzir ao crescimento e proliferação das células cancerígenas. 
 
No entanto, nos ensaios efetuados pela equipa com a nitazoxanida, “descobrimos que esta substância específica bloqueia a via de sinalização nas células cancerígenas, fazendo com que deixem de crescer. Não é frequente os investigadores descobrirem uma substância que atue sobre moléculas específicas tão precisamente como esta”, disse o autor principal do estudo.
 
A equipa avaliou os efeitos da nitazoxanida sobre células cancerígenas do colón humanas com ativação da via Wnt. Os investigadores realçaram também que as células cancerígenas do cólon e da próstata exibem níveis elevados da ativação da via de sinalização Wnt/beta-catenina.
 
Os investigadores descobriram que a nitazoxanida pode atuar sobre a via de sinalização da beta-catenina e bloqueá-la eficazmente, o que faz parar o crescimento das células cancerígenas.
 
Karl-Henning Kalland destacou também que o facto de se fazer ensaios com fármacos já existentes e aprovados é bastante vantajoso pois estes já terão sido testados em ambientes clínicos e empregues em tratamentos. Sendo assim, os investigadores e profissionais de saúde já conhecerão os possíveis efeitos dos mesmos no organismo.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Nature Chemical Biology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados