Falhar é um dos aspetos mais fundamentais para se ter sucessoNotícias de Saúde

Terça, 24 de Maio de 2016 | 19 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Para se alcançar, é preciso falhar e é esta a mensagem a reter.   

Falhar é tão ou mais comum do que acertar. Mas para acertar é preciso – quase sempre – falhar uma, duas, três ou mais vezes.

O fracasso está associado ao fiasco e ao insucesso, mas a verdade é que fracassar faz parte do longo caminho até ao sucesso, como explica o professor assistente de Psicologia Johannes Haushofer.

Citado pelo Huffington Post, este especialista defende que “a maior parte de nós tem falhanços, mas estes falhanços são invisíveis, enquanto o sucesso é visível”, o que faz com que muitas pessoas julguem incorrectamente o sucesso dos outros e os seus próprios falhanços, pensando que são os únicos à mercê do fiasco, quando, na verdade, estamos todos.

E Haushofer dá um simples exemplo de como todos falham antes de alcançar o objetivo: quantos curriculum vitae enviou e foram rejeitados até entrar no emprego que tem hoje? Possivelmente muitos.

O fracasso, salienta, é um elemento essencial no sucesso, sendo a rejeição uma das principais forças a reter na longa caminhada que se dá até alcançar os objetivos e metas traçadas.

Mas tão importante como falhar e aceitar o falhanço, é não criar o hábito de falhar. Persistir é um dos maiores segredos do sucesso. Se falha uma vez, tenta-se outra, se falha uma segunda vez, arranja-se uma alternativa, volta a falhar, pensa-se novamente numa nova saída. E por aí adiante.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA