Falar demais pode ser um problema. Eis como o resolverNotícias de Saúde

Segunda, 26 de Setembro de 2016 | 2679 Visualizações

Fonte de imagem: tesh

Sempre foi o/a tagarela do grupo? Pode parecer não ter nada de mal, mas se falar demais está a atrapalhar a sua visa pessoal e/ou profissional, é preciso agir.

Estar sempre a falar é um hábito que incomoda quem está à volta e até a pessoa tagarela. Falar demais pode dever-se à personalidade da pessoa, a um sentimento de carência, ao facto de ser uma hábito de família ou pode até ser um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

Pode parecer algo inofensivo, mas por vezes ser tagarela atrapalhar a sua vida pessoal e/ou profissional e aí é deve procurar ajuda de um especialista.

Mas para quem não está nesse ponto mas sente que devia falar um pouco menos a revista Veja falou com especialistas que revelam algumas dicas para tentar ser menos tagarela:

A psicóloga Izaela Pereira sublinha que é essencial conhecer-se e treinar o auto-controlo para que se consiga numa conversa ter consciência do que se diz, saber ouvir as outras pessoas, manter-se focado na conversa, ter cuidado para não se expor demasiado e saber o que é efetivamente importante dizer.

Andreia Calçada, psicóloga e psicoterapeuta diz que antes de mais é preciso tomar consciência de que se fala demais e, a partir daí, perceber o que é que o faz falar em excesso. Pode, por exemplo, apontar num caderno as situações em que acha que falou demasiado ou em que disse o que não devia. Numa conversa, parar para respirar e pensar se vale mesmo a pena dizer determinada coisa, também ajuda a ter mais contenção.

Estar atento às reações de desconforto ou desinteresse das outras pessoas quando fala demais também pode ajudar, bem como pedir a alguém próximo para lhe dar algum sinal quando já se está a exceder na conversa.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho