Extrato de cogumelos pode erradicar o HPVNotícias de Saúde

Sexta, 31 de Outubro de 2014 | 394 Visualizações

Um  extrato do cogumelo japonês Shiitake pode ser eficaz na erradicação do vírus do papiloma humano (HPV, em inglês), de acordo com um estudo da Universidade do Texas (UT) publicado na passada terça-feira.

A equipa de cientistas da UT, liderada por Judith A. Smith, do departamento de obstetrícia, testou um extrato de Shiitake, conhecido como Hexose Relacionado Ativo (AHCC, sigla em inglês), no tratamento do HPV.

No estudo participaram 10 mulheres com HPV que tomaram o composto uma vez por dia durante seis meses por via oral. Cinco destas mulheres conseguiram eliminar o vírus - três com erradicação completa depois da interrupção do tratamento, duas continuam no programa.

"Fomos capazes de determinar que são necessários pelo menos três meses de tratamento ou seis meses, em determinados casos", explicou Judith A. Smith, em comunicado emitido pela UT.

Até ao momento, não há um tratamento eficaz para o tratamento do HPV, sendo que certas estirpes do vírus são consideradas responsáveis por 99% dos casos de cancro do colo do útero. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention, dos EUA, vários outros tipos de cancro estão ligados ao HPV, como o cancro colorretal, orofaringe (na boca), vaginal e da próstata.

O extrato AHCC já está à venda como um suplemento nutricional que protege o sistema imunitário, ao aumentar o número e a atividade de células assassinas naturais (NK), células dendríticas (que fazem parte do sistema imunitário), e citocinas, pequenas proteínas, que ajudam o corpo a combater infeções e a bloquear o crescimento de tumores. 

O Shiitake, encontrado em florestas asiáticas, "é um suplemento nutricional, sem efeitos colaterais e com benefícios de modulação do sistema imunitário" e será usado na fase II do estudo clínico da UT.

Clique AQUI para aceder ao estudo completo.

Partilhar esta notícia
Referência
Comunicado Universidade do Texas

Notícias Relacionadas