Exposição a químicos na gravidez não aumenta a tensão arterialNotícias de Saúde

Sexta, 25 de Janeiro de 2019 | 3 Visualizações

Fonte de imagem: National Heart,

A exposição a certos compostos químicos durante a gravidez, como parabenos, ftalatos e bisfenol A (BPA) poderá estar associada a uma diminuição da tensão arterial, sugeriu um estudo.
 
A hipertensão durante a gravidez constitui uma das principais causas de mortalidade e morbidade tanto na mãe como no bebé. 
 
O estudo, que foi conduzido por uma equipa de investigadores do Instituto para a Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), Espanha, teve como objetivo analisar o efeito dos compostos químicos não-persistentes, ou seja, aqueles que se mantêm no organismo apenas durante um breve período de tempo, sobre a gravidez.
 
Para a sua investigação, a equipa recrutou e seguiu 152 mulheres grávidas em Espanha, França e Noruega.  
 
Foram recolhidas três amostras diárias de urina às grávidas durante uma semana no segundo trimestre da gravidez, e durante uma semana no terceiro trimestre de gravidez. As amostras destinavam-se a fazer o rastreio da exposição a 21 substâncias: 10 metabolitos de ftalatos, sete fenóis, incluindo BPA e parabenos, e quatro metabolitos de pesticidas organofosforados. 
 
Adicionalmente, no fim de cada semana foi medida a tensão arterial às participantes. 
 
Foi apurado que “uma exposição mais elevada a alguns ftalatos, BPA e parabenos foi associada a uma redução na tensão arterial, tanto sistólica como diastólica, particularmente no segundo trimestre”, explicou Charline Warembourg, primeira autora do estudo. Não foi detetada uma associação entre a exposição a pesticidas e a tensão arterial. 
 
“Esta aparente contradição com estudos em populações não-grávidas poderá refletir alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez e modificam a tensão arterial”, especulou Maribel Casas, coordenadora do estudo.

 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “International Journal of Hygiene and Environmental Health”

Notícias Relacionadas