Existem limites na fertilidade feminina?Notícias de Saúde

Sábado, 24 de Outubro de 2015 | 52 Visualizações

Fonte de imagem: doutissima

Na Rússia conta-se a história da mulher que deu à luz 69 crianças. Há documentos que dizem comprovar o feito. A ciência duvida e estuda, agora, os possíveis limites na fertilidade feminina.

Quantos filhos consegue ter uma mulher? Esta foi a questão que a BBC fez a uma série de especialistas recorrendo ao exemplo da camponesa russa que, no século XVIII, deu à luz 69 filhos em 27 diferentes gestações.

Embora existam documentos datados que dizem comprovar o feito, a ciência continua reticente quanto a esta capacidade estrondosa de dar à luz, embora a matemática ajude a compreender a possibilidade do feito da russa.

Contudo, embora a matemática não falhe, falta saber se o corpo não falharia numa situação destas. Para os médicos, o facto de a primeira menstruação surgir, em média, pelos 15 anos e a fertilidade começar a cair bem antes da menopausa – que surge pelos 51 – faz com que as mulheres tenham, em média, cerca de 30 anos de fertilidade. Porém, estes 30 anos nem sempre são certos, uma vez que algumas mulheres perdem ‘poder fértil’ pouco antes de chegarem aos 40.

Para a ciência não existe um limite concreto na fertilidade da mulher, contudo, é possível que o caso da camponesa russa não esteja totalmente correto – uma vez que ainda hoje, e com a Medicina já avançada é difícil ter vários pares de gémeos, trigémeos ou quadrigémeos como a mulher teve – ou então seja espelho de outros tempos, para já ainda cientificamente inexplicáveis.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas