Exercício físico: solução para problemas com autoimagem nas mulheres?Notícias de Saúde

Sexta, 23 de Junho de 2017 | 34 Visualizações

Fonte de imagem: Woman's Day

Um novo estudo revelou que a prática de exercício físico moderado pode produzir efeitos positivos imediatos na autoimagem em mulheres.
 
O estudo conduzido por Kathleen Martin Ginis, docente na Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto Okanagan, Universidade de British Columbia, Canadá, e Lauren Salci, efetuou uma comparação entre a própria perceção física e imagem corporal em mulheres que praticavam exercício físico moderado durante 30 minutos e em mulheres que passavam tempo sentadas a ler um livro.
 
“As mulheres em geral têm uma tendência para se sentirem negativas em relação aos seus corpos”, disse Kathleen Ginis. 
 
“É uma preocupação porque uma imagem corporal negativa pode ter implicações prejudiciais para a saúde psicológica e física de uma mulher, incluindo o risco de baixa-autoestima, depressão e transtornos alimentares”, explicou a investigadora.
 
Para o estudo, as investigadoras recrutaram 60 mulheres jovens, com uma média de 19 anos de idade que tinham problemas com a própria imagem do corpo e praticavam atividades físicas com regularidade. 
 
As participantes foram divididas de forma aleatória em dois grupos: um grupo a quem foi pedido que praticassem 30 minutos de exercício físico moderado a vigoroso e o outro grupo dedicou-se a sentar-se e ler tranquilamente. 
 
As investigadoras observaram que as mulheres que tinham praticado exercício físico melhoraram a sua autoimagem de forma significativa e imediata, que durou pelo menos durante 20 minutos após terminada a atividade, em comparação com as que ficaram a ler. 
 
Não se produziram mudanças significativas na autoeficácia, mas, no entanto, a autoperceção das participantes relativamente à sua gordura corporal e força melhorou de forma substancial.
 
As autoras consideram que os resultados deste estudo terão aplicações práticas pois o exercício físico é uma forma eficaz de melhorar o bem-estar psicológico.
 
“Consideramos que as sensações de força e capacitação que as mulheres sentem após praticarem exercício físico estimulam um melhor diálogo interno. Isto por sua vez irá gerar pensamentos e sensações positivos sobre os seus corpos, os quais irão substituir os negativos que são tão comuns”, conclui Kathleen Ginis.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Psychology of Sport and Exercise”

Notícias Relacionadas