Exercício diminui risco de cesarianaNotícias de Saúde

Sexta, 15 de Maio de 2015 | 30 Visualizações

As mulheres que praticam exercício físico regular durante a gravidez têm menos ricos de serem submetidas a uma cesariana e os seus bebés tendem a apresentar um peso dentro dos valores médios.

A garantia é dada por cientistas canadianos, para quem a manutenção da atividade na gestação pode, em última análise, combater a obesidade infantil, já que se sabe que os recém-nascidos mais pesados apresentam riscos acrescidos de excesso de peso nos primeiros anos e na adolescência.

Os investigadores da Universidade de Alberta fizeram a mega análise de 28 estudos sobre este tema, avaliando os hábitos de exercício de 5322 grávidas e comparando-os com o tipo de parto e o peso do bebé ao nascer. “Descobrimos que as mulheres que praticavam exercício físico tinham uma redução de 31 por cento no risco do bebé ter peso acima da média. Ao mesmo tempo, não corriam riscos acrescidos de bebés abaixo do peso ou de partos prematuros” revelou Margi Davenport, catedrática naquela instituição, ao jornal “Obstetrics and Gynecology”. “E o risco de cesariana diminuía, neste casos em 20 por cento”, acrescentou.

Partilhar esta notícia
Autor
Pais
Referência

Notícias Relacionadas