Estudo suíço liga suicídio à ordem de nascimentoNotícias de Saúde

Segunda, 26 de Maio de 2014 | 29 Visualizações

A causa de um quinto dos suicídios pode estar ligada ao lugar que se ocupa entre irmãos

São os irmãos mais novos que têm maior probabilidade de atentar contra a própria vida, concluiu um estudo suíço, agora divulgado, que estima que mais de 20% dos suicídios podem ser influenciados pelo lugar na ordem de nascimento entre irmãos e também pela idade da mãe na altura do parto.

"Estima-se que mais de 20% dos suicídios possam ser atribuídos aos efeitos combinados da idade materna no momento do nascimento e da ordem de nascimento", lê-se.

Segundo o estudo da Universidade de Estocolmo, publicado no American Journal of Epidemiology, o risco de suicídio na idade adulta aumenta 18% de irmão em irmão, do mais velho para o mais novo.

O "bullying" por parte dos irmãos mais velhos, o facto de os mais novos poderem ser mais impulsivos e a falta de atenção dos pais podem justificar esta conclusão, apesar de os investigadores sublinharem que falta perceber concretamente as razões para esta associação.

O mesmo estudo concluiu ainda que os irmãos mais novos também têm maior probabilidade de morrer em acidentes.

Outros estudos já tinham apontado para uma ligação entre a ordem de nascimento e a saúde. Em fevereiro, por exemplo, uma investigação descobriu que os irmãos mais velhos correm maior risco de diabetes e doenças cardíacas.

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência
American Journal of Epidemiology

Info-Saúde Relacionados