Estudo revela a melhor forma de tomar comprimidosNotícias de Saúde

Sexta, 14 de Novembro de 2014 | 8405 Visualizações

Uma garrafa de água com 20 mililitros ou inclinação para a frente, podem ser as duas técnicas mais eficientes para tomar comprimidos, segundo médicos da Universidade de Heidelberg, Alemanha, num estudo publicado na revista científica Annals of Family Medicine.

A equipa de investigadores da UH revelou que a inclinação para a frente e o método "garrafa pop" - que envolve pressionar o comprimido sobre a língua e os lábios em torno do gargalo -, podem ser as melhores técnicas para tomar comprimidos.

O estudo, que contou com a participação de 143 doentes que tomaram 283 comprimidos, mostrou que se deve usar pelo menos 20 mililitros de água, o equivalente a uma colher de sopa, quando se toma comprimidos.

No caso dos comprimidos comuns, os investigadores aconselham que se use o método "garrafa pop", que consiste na colocação do fármaco sobre a língua com a ajuda dos lábios para que este possa ser pressionado contra o gargalo da garrafa. Este método é 60% mais eficaz que a utilização convencional de uma copo de água.

Já as cápsulas devem ser tomadas através de uma inclinação do corpo para a frente, devendo ser colocadas na língua e tomadas com apenas um gole de água.

A melhor de tomar comprimidos (à esquerda) e cápsulas (à direita)

"Quase 10% dos pacientes com dificuldades de deglutição explicam que este é um motivo para não tomar medicamentos. Ambas as técnicas que descrevemos foram eficazes em participantes com e sem este tipo de dificuldade e devem ser recomendadas frequentemenete", explica Walter Haefeli, da UH.

Os participantes experimentaram 16 formas e tamanhos de comrpimidos diferentes e revelaram que as novas técnicas são mais eficazes.

No caso das cápsulas, em que a sua densidade é inferior à da água, a posição da cabeça é essencial porque o comprimido não fica a "nadar na boca"

Os comprimidos convencionais, com uma densidade superior à da água, devem ser tomados na direção da faringe para que não toquem na boca.

O estudo revela que uma em cada três pessoas tem dificuldade em engolir a medicação oral sob a forma de medicamentos ou cápsulas, um problema que pode ser ultrapassado com as novas técnicas.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

Estudo - Melhor forma de tomar comprimidos

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista científica Annals of Family Medicine

Notícias Relacionadas